quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Mais uma da série "Coisas que não fazem sentido"

Se todo mundo fosse realmente como diz ser nas dinâmicas de grupo, não existiriam funcionários ruins no mundo!
É sempre o mesmo blábláblá, todo mundo diz ser dedicado, dinâmico, pontual, paciente, esforçado, responsável, bonito, higiênico e charmoso. Na hora de apontar os próprios defeitos, só se ouve falar de coisas banais, tipo, ansiedade, timidez, perfeccionismo em excesso (o que pode ser bom)...enfim, coisas que normalmente não interferem tanto assim na vida profissional.

Mas aí eu pergunto: e aqueles funcionários, mal educados, mal humorados, preguiçosos, impacientes, atrasados, lerdos e etc que cansamos de encontrar por aí? Eles não fizeram dinâmica de grupo ou simplesmente mentiram como todo mundo?

Fora a clássica pergunta: "Por que vocês escolheram essa empresa para trabalhar?"
Você nunca vê ninguém dizendo "Ah, sabe o que é? É que eu tô precisando de dinheiro, não tem nada mehor, aí resolvi tentar a sorte por aqui mesmo..."
Todo mundo sempre diz que é porque a empresa é muito respeitada, oferece oportunidades de crescimento, e blábláblá. E é assim mesmo que você esteja concorrendo a vaga de atendente de telemarketing. Gente, sem preconceito, mas atendente de telemarketing cresce pra onde?

Por isso que acho esses processos seletivos uma grande babaquice, de verdade!
Era bem melhor simplesmente analisar o currículo das pessoas e aplicar alguns testes práticos pra ver se elas são realmente capacitadas. Essa idiotice de "aponte suas principais qualidades e defeitos" e "porque você quer trabalhar conosco?" só serve pra foder com a paciência dos canditados, fato!

3 comentários:

Cáah disse...

realmente, é de tirar a paciência. E odeio quando perguntam:
"porque você quer trabalhar conosco?"

dá vontade de responder: porque eu preciso de dinheiro, porra!
eu hein, que coisa
auhsuahsuas

JQueiroga disse...

cresce pra lugar nenhum, só a dor de ouvido é que aumenta =P

Bernardo Cahuê disse...

Perfeita sua colocação!
Felizmente, já tive a coragem de colocar um pouco em prática, na vez em que eu fui chamado pra uma dinâmica na Novezalla, até pq pra uma firma de RH daquele porte eu me candidatei pra vários cargos. Olharam meu currículo, depois me perguntaram se eu não iria no Faustão me apresentar no "Se Vira nos 30". Depois a mulher me perguntou se eu não tinha foco, aí tive que ser grosso: "Tenho sim, foco em dinheiro. Onde ele tá eu to correndo atrás. A não ser que me apareça uma boa oportunidade inclusive de comprovar a minha renda, mas enquanto ela não vem, que venha o dinheiro. Não importa o que eu faça, e desde que eu saiba fazer, é única e exclusivamente por dinheiro que eu faço". Calou-se, e no final me desejou boa sorte.
Perdi o emprego, mas não perdi a honra. Odeio essa raça que gosta de pisar nos outros porque acha que ao oferecer um serviço está fazendo um favor... Saí sem emprego, mas feliz.
Me ligaram mais umas duas vezes de lá, e tive o prazer de dizer que já estava como servidor público e não precisava mais das ofertas.