quinta-feira, 18 de junho de 2009

Caiu!

Pois é, a obrigatoridade do diploma de jornalismo foi pro caralho!

Assim como eu, acredito que outros estudantes de jornalismo devem estar se perguntando: "E agora, José?"

Mas isso não é revoltante, sabe porque? Revoltante mesmo, é essa justificativa:

"Tais cursos são extremamente importantes para o preparo técnico e ético de profissionais que atuarão no ramo, assim como o são os cursos superiores de comunicação em geral, de culinária, marketing, desenho industrial, moda e costura, educação física, dentre outros vários, que não são requisitos indispensáveis para o regular exercício das profissões ligadas a essas áreas", disse.
Para exemplificar esse pensamento, ele comentou de forma mais detalhada a profissão de chefe de cozinha. "Um excelente chefe de cozinha certamente poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima o Estado a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área. Certamente o poder público não pode restringir dessa forma a liberdade profissional no âmbito da culinária, e disso ninguém tem dúvida, o que não afasta, porém, a possibilidade do exercício abusivo e antiético dessa profissão, com riscos à saúde e à vida dos consumidores", afirmou."

(matéria completa aqui)

Olha, sem querer desmerecer os cozinheiros desse Brasil, mas então quer dizer que a responsabilidade de levar informação pra sociedade com seriedade é igualzinha a de fazer uma pizza???

É, agora quando as pessoas que fazem exatas vierem dizer que minha faculdade é INÚTIL, que aquilo ali é fácil, é só ler textinho e marcar o que é importante com marca texto e que eu só faço jornalismo porque não tenho talento pra mais nada que não seja ler e interpretar textos, só vai me restar responder:

-É, tens razão! Pra que essa palhaçada de cultura? Errada estou eu, como de costume...

2 comentários:

Ana disse...

Tenso...

Nely L. disse...

Gente, tbm fiquei abobalhada com isso.
Mas acho que na prática isso não vai funcionar muito não. Acredito que instituições sérias de jornalismo não contratarão "adiplomados"...