quinta-feira, 28 de maio de 2009

Muita informação

Ontem visitei a redação da Band News com uma pequena parte da minha turma da faculdade. Ficamos lá assistindo enquanto eles colocavam um jornal ao vivo no ar.
Foi interessante e empolgante ver como trabalham os profissionais da área que eu pretendo atuar um dia, mas também trouxe de volta uma dúvida que está na minha cabeça desde que eu entrei na faculdade e que insisto em ignorar: Será que eu sirvo mesmo pra ser jornalista?

É uma profissão muito "tudo-ao-mesmo-tempo-agora" e eu sempre soube disso, mas quando a gente vê de perto é que vem o impacto. Por exemplo, ontem eu fiquei observando um repórter que ao mesmo tempo via televisão, ouvia a rádio de São Paulo e apresentava o jornal do Rio. Tinha também uma outra que passava correndo pra lá e pra cá toda hora, até que explicaram que ela tava apurando uma notícia, decidindo quais matérias iam entrar no jornal da noite e quais não iam, escrevendo mais uma outra matéria (que assim que ela terminou, entrou no estúdio correndo e colocou no ar), entre outras coisas mais...
O mais chocante foi perceber que você simplesmente não pode fazer merda! Uma distraçãozinha que seja e você pode dar uma informação totalmente errada e fazer uma cagada de proporções extraordinárias! Tenso né?

E eu? Eu não sou nem um pouco multi-tarefa, mal consigo falar no telefone e digitar ao mesmo tempo sem me atrapalhar.

-A filha, isso é costume! - disse a minha mãe - Com o tempo você pega o jeito e tira isso de letra!

Pego o jeito como, mãe? Até hoje não aprendi nem a tocar violão e cantar ao mesmo tempo! Aliás, será que eu ainda sei tocar violão? Não pego em um faz tempo... Enfim, isso não vem ao caso!

O fato é que só vai dar pra saber se consigo dar conta desse "tudo-ao-mesmo-tempo-agora" quando eu começar a trabalhar na área e fizer ou não merda. Até lá, a gente só especula...

Um comentário:

Cáah disse...

cara, me indago sobre a mesma questao.
nao tenho coordenação motora eficiente e nao me imagino nessa correria.
como vc disse, so saberemos quando estivermos atuando lá.
fazendo merda ou não;.